sexta-feira, 19 de abril de 2013

"As aventuras de uma mamã" e os Bundt Cake!

Nesta minha procura de receitas e blogues inspiradores, encontrei "As aventuras de uma mamã"   (http://asaventurasdeumamama.blogspot.pt) que me deixou com água na boca ao ver as imagens dos seus famosos "Bundt Cake". E digo famosos, porque são vários os blogues que falam destas delicias da Mena Lopes!

Ao início achei estranho este nome para bolo, mas como não gosto de ficar na ignorância, fui procurar o significado.

"Bundt Cake" - O bolo de Bundt é o resultado de uma massa cozida em um molde chamado Bundt, e possui características particulares, este molde, que existem muitos e variados desenhos foi criada David H. Dalquist em 1950, desde então, eles já venderam mais de 50 milhões de inscritos pela moldes empresa NordicWare, empresa familiar americana fundada em 1946.

O pan Bundt ou Bundt cake foi concebido na sequência do pedido que esta empresa foi desenvolver um bolo alemão chamado Kugelhoph (ou Kugelhopf), que foram se tornando populares nos Estados Unidos, com um molde mais leve que os de cerâmica. Ele criou essas formas de alumínio com que a empresa de acessórios de cozinha se tornou famoso, especialmente depois de, em 1966 no Texas, a mulher ter participado num concurso e ganhar uma boa posição usando o pan Bundt para o seu bolo.

A bandeja de bolo Bundt é um atraente recipiente caracterizado por ter um furo no centro e um contorno estriado resultando em um bolo com formas curvas, que foi inicialmente pensado para representar as porções do bolo. Precisamente esta forma de  molde, precisava que o material fosse antiaderente para quando desenformasse o bolo, este reter a sua forma, com todas as dobras e curvas marcadas de forma limpa."


Depois desta explicação, deixo-vos uma receita  de Bundt Cake do blogue "As aventuras de uma mamã", com a promessa de que irei comprar uma forma destas para experimentar estas delícias e partilhar convosco.


Bundt Cake de Banana e Nutella

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 bananas maduras
  • 120 gramas de ricotta
  • 100 gramas de creme fraîche
  • 220 gramas de açúcar
  • 300 gramas de farinha
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • Duas colheres de sopa de Nutella (bem generosas)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
Execução:
Peneiramos a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato, e reservamos.

Na taça da batedeira batemos a manteiga com o açúcar até obter uma massa esponjosa. Juntamos os ovos, um a um, e não se deve adicionar o seguinte sem que o anterior esteja bem misturado. De seguida juntamos as bananas, que préviamente esmagamos, juntamente com a essência de baunilha.

Juntamos a creme fraîche e o ricotta, alternando com a mistura de farinha que tinhamos reservada, a uma velocidade baixa. Colocamos numa taça à parte 5 colheres de sopa desta massa e juntamos a nutella, mexendo sem bater, até obter uma massa homogénea.

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos o molde com bastante manteiga e polvilhamos com farinha. Vertemos metada da massa, deixando que esta baixe lentamente tomando o seu sítio. Colocamos a massa com a nutella e terminamos com a massa restante. Alisamos a superfície e levamos ao forno durante 40 a 50 minutos, ou até que o palito saía seco.

Colocamos em cima de uma grelha e deixamos arrefecer 5 minutos. Desenformamos e deixamos arrefecer completamente na grelha.

 

Nota: A receita e imagens são desse blog!

5 comentários:

  1. Não fui eu que fiz Susana, foi a mena lopes, apenas deixei aqui a imagem com a receita dela para partilhar! Tenho de arranjar uma forma destas! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel, vim atraída pelos Bundt da Mena.
    Posso dizer-te que tenho a forma original de Bundt (canto superior esquerdo) e é algo do outro mundo :) e também tenho formas de Kugelhopf e cuja a diferença entre uma e outra é que as marcas no Bundt são a direito e no Kugel são ligeiramente inclinadas.
    Fico à espera desses Bundt saídos da tua cozinha para vir cá admirá-los. Entretanto já me faço seguidora :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Catarina! Assim que compre a forma, sai logo um Bundt! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. :) Fiquei tão enternecida com este post, que não queria acreditar no que os meus olhos liam!!!
    E dizia? Como é possivel que alguem que nao te conhece, pegue no que tu dizes e lhe faça um artigo???
    Minha querida Raquel, nao sabes o quanto me deixaste feliz no dia de hoje!!! E espero que esse Bundt saia! Que eu vou estar aqui pra ver!!!
    Um beijinho do tamanho do mundo, e obrigado pelo carinho!!!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena, fico muito contente por saber que contribuí para um sorriso teu! Como costumo dizer: "Nada acontece por acaso" e quando menos esperamos, aparece algo ou alguém que deixa o nosso dia um pouco mais colorido! :)
      Assim que sair o bundt saberás em 1ª mão!
      Um grande beijinho para ti e um xi coração!

      Eliminar